“Doutor, se você é cirurgião-dentista então só faz cirurgias?”
Errado.
Baseado no dia a dia na clínica, percebe-se que muitos pacientes ainda possuem dúvidas em relação às funções e nomenclaturas nas áreas odontológicas.
Primeiramente, o curso de ensino superior de Odontologia no Brasil dá o título de graduação de cirurgião-dentista a todos os formados por ele. Então, todo dentista aqui no Brasil, é um cirurgião-dentista!
Pois bem, todo profissional cirurgião-dentista de maneira geral é responsável pela prevenção e tratamento de doenças do sistema estomatognático, que se constitui da boca e de suas estruturas associadas (músculos, articulações, entre outras). Ele pode exercer e praticar todas as funções pertinentes à Odontologia decorrentes dos conhecimentos adquiridos no curso regular realizado pelo mesmo.
Resumindo, “cirurgião-dentista” nada mais é do que a denominação oficial para o conhecido e popular “dentista”. Simples assim!
E assim como em outras profissões, a odontologia também possui suas especialidades. Ou seja, um dentista/cirurgião-dentista pode se capacitar e focar em uma específica área de atuação e para isso é preciso ser feito cursos de pós-graduação na área desejada.
Deixe seu Comentário