Dr Luiz Henrique | WhatsApp

Congelamento de óvulos: indicações

Publicado em: 09/05/24
Por: Dr. Luiz Fernando Henrique

O congelamento de óvulos é uma opção para mulheres que desejam adiar a maternidade ou preservar sua fertilidade por motivos médicos. Essa técnica aumentou significativamente as chances de sucesso nos tratamentos de reprodução assistida, pois os óvulos podem ser congelados por anos, mantendo sua qualidade.

Nos tratamentos atuais, a criopreservação de materiais biológicos é feita principalmente por vitrificação, método esse que representa um avanço importante no campo da reprodução assistida. Dessa forma, podemos congelar óvulos, sêmen e embriões com um método ultrarrápido, o que impede a formação de cristais de gelo que podem danificar as células.

Hoje, o congelamento de óvulos é uma das técnicas mais realizadas na reprodução assistida. Além da preservação da fertilidade, há outras indicações, conforme abordaremos neste post. Confira!

O que é congelamento de óvulos?

O objetivo do congelamento de óvulos é preservar os gametas de mulheres que não podem ou não querem engravidar em breve espaço de tempo. No futuro, quando houver intenção de gravidez, os óvulos podem ser descongelados e fecundados em um programa de fertilização in vitro (FIV).

O processo de congelamento de óvulos passa pelas etapas de estimulação ovariana, captação dos óvulos e vitrificação. Começa com o uso de medicações hormonais para estimular os ovários a desenvolverem vários folículos, a fim de obter um bom número de óvulos maduros.

Na etapa seguinte, quando os folículos ovarianos atingem o tamanho adequado, realiza-se a aspiração folicular e os óvulos são coletados. Por fim, as células reprodutoras são mergulhadas em substâncias crioprotetoras para protegê-las durante o congelamento e imersas em cilindros de nitrogênio líquido, onde permanecem em temperatura de, aproximadamente, -196°C. Os óvulos podem ficar congelados por um longo período, sem perder sua qualidade.

Quais são as indicações?

O congelamento de óvulos é indicado para mulheres que querem ou precisam adiar os planos de ter filhos. Também é uma indicação em tratamentos com FIV, quando é necessário adiar a transferência do embrião para o ciclo seguinte.

Veja cada situação com mais detalhes!

Preservação da fertilidade

A preservação da fertilidade se refere ao congelamento de óvulos, sêmen e embriões com o objetivo de manter as chances de uma gravidez no futuro. Isso pode ser feito devido a condições médicas ou por decisão pessoal.

Quando associada a doenças ou tratamentos, também é chamada de preservação oncológica da fertilidade. É uma indicação para mulheres e homens que precisam se submeter a intervenções médicas como quimioterapia, radioterapia e cirurgia para retirada de tumores dos órgãos reprodutores.

Cirurgias para tratamento de endometriose (principalmente a ovariana) e correção de varicocele também podem ser precedidas pelo congelamento de gametas. É uma conduta preventiva, visto que esses procedimentos podem ou não afetar as funções reprodutivas.

Outra condição médica que pode motivar o congelamento de óvulos é o risco de insuficiência ovariana prematura (“menopausa precoce”) devido a alterações genéticas, como a pré-mutação do X frágil ou histórico familiar de insuficiência ovariana prematura.

Quando o congelamento de óvulos é feito por escolha da mulher, chamamos de preservação social da fertilidade. Adiar a maternidade é uma decisão comum na sociedade atual. Por razões pessoais e profissionais, as mulheres estão, cada vez mais, deixando para ter filhos após os 30 ou até 40 anos.

Pessoas que desejam realizar tratamento para mudança de gênero também podem congelar seus óvulos antes do início do uso dos hormônios que serão prescritos. Dessa forma, há possibilidade te ter filhos com suas características genéticas em um momento futuro.

Quanto mais jovem a mulher estiver no momento do congelamento de óvulos, melhor será a qualidade das células e maiores as chances de engravidar no futuro. Sendo assim, idealmente, indica-se que a preservação social da fertilidade seja feita antes dos 35/36 anos. 

Amplie seu conhecimento acerca do tema com a leitura do texto sobre congelamento de óvulos, sêmen e embriões!

Você pode se interessar por: